Contact...

11.10.2008

Para contrariar a tendência Australiana, mais notícias a norte...

Depois do estrondoso Mr. Beast em 2006, já analisado anteriormente, os Escocêses Mogwai continuam a brincar com tudo e todos. The Hawk is Howling passeia livremente entre o shoegaze (My Bloody Valentine, Codine), math rock (Slint) e o space rock instrumental (Explosions in the sky, GY!BE, e outros amiginhos da Constellation). Tudo nos Mogwai é um jogo. O humor que eles têm com eles próprios (em meados da década de noventa andaram em tour com T Shirts a dizer "Mogwai is Slint"), os nomes ao mesmo tempo antagonistas e crípticos das músicas/aĺbuns e acabando no som. O ambiente varia do contemplativo ao expansivo em segundos; passamos do lo-fi/synth pop mais melodioso e melancólico já alguma vez gravado (Thank you space expert) ao riff mais abrasivo e inesperado (o acima mencionado Batcat). E a surpresa final? Após um álbum totalmente instrumental, a última faixa tem voz.

Depois de 6 álbuns é seguro dizer que esta dinâmica, maioritariamente instrumental, não está gasta. Pelo menos no que diz respeito aos padrinho do sub-sub-género, os Mogwai. Existe sempre mais uma camada, mais uma nuance que não estava lá e faz-nos ouvir outra vez... e outra vez... e outra vez... deixando-nos satisfeitos por mais alguns anos.

web mogwai
myspace mogwai

label Matador Records



Mogwai - Thank you space expert

Mogwai - Batcat

Não consigo deixar de imaginar o vídeo da faixa Batcat como uma notícia do Correio da Manhã: Os corpos de Karin Dreijer Andersson e Olof Dreijer, mais conhecidos como o duo electrónico Sueco The Knife, bem como o da pequena petiz harpista de vozinha trémula e irritante, Joanna Newsom, foram encontrados estropiados num bosque perto de Glasgow. As autoridades afirmam não terem pistas, embora tenham encontrado resíduos orgânicos semelhantes a um ovo gigante que parece ser "reminescente de um filme de ficção científica de 1979, lançado à pouco tempo em terras Escocesas em formato VHS". Por outro lado, talvez tenha uma imaginação demasiado fértil. Ou talvez um sentido de humor duvidoso. Quem sabe tanto uma coisa como a outra.

7 comments:

P.A. said...

Ok... rewind.
Mais uma vez, nao percebi nada! Odeio quando te metes todo técnico!

Graven said...

P.A. As referências musicais a outras bandas e géneros tem vários objectivos. Um deles é contextualizar a banda referida no post no mapa musicar para quem está familiarizado com as referências, ou seja, quem conhece GY!BE ou aprecie shoegaze talvez fique curioso em conhecer mogwai. Outro objectivo é oferecer, para quem conhece apenas mogwai, um ponto de partida para outra paragens: Mogwai não é shoegaze, ao contrário dos My Blood Valentine que supostamente cunharam o género.

A minha sugestão é a seguinte... Esquece a minha verborreia e carrega em play. Se gostares, levanta o rabiosque do sofá e vai à fnac mais próxima ouvir o álbum ou então, tendo em conta que está frio, passa por sites como o da amazon ou do last.fm para ouvir excertos de músicas. O last.fm é particularmente bom nesse aspecto, pois por vezes tem faixas inteiras, grátis. (E como dizem os Brasileiros, Grátiz até injesão na testah, cara)

O teu comentário deixa-me com alguns fantasmas a circundar aqui a cabeça, sabes? A última coisa que eu quero é alienar quem passa por aqui.

P.A. said...

Ai, amor... isto vai ter de ser com calma entao.

1- Sou estúpido, mas nao tanto. Sei perfeitamente porque fazes referencias a outros grupos musicais. Agora, qdo os grupos musicais sao tao obscuros como o primeiro, a coisa fica um pouco complicada.

2- Honey, I shoe gaze with the best of them, Ho-Kay?!

3- Pronto, assim é mais fácil. Basta pores "Gosto disto. Ouçam" e a malta como é bom cordeirinho vai lá ver. Depois de tanta lenga lenga de texto, uma pessoa já tá cansada para carregar em play. Para já nao falar sem vontade nenhuma porque pensamos que aquilo é mais uma pseudo intelectualada que ninguém conhece, ense, chato!

4- Qto ao medo de alienares as pessoas que passam por aqui, tens duas hipóteses. Ou fazes este blog para os intelectualoides musicais como tu que sabem o nome do meio do vocalista dos sigur ross (se é que tem vocalista no meio dos badalos todos) e entao estas muito bem ou entao fazes o blog para o publico em geral e evitas conceitos como shoegaze ou math rock que ninguém com uma cultura musical média sabe o que é. Ou entao explicas como se nós fossemos muito burros porque, sinceramente, é o que me sinto depois de ler determinados posts teus.
E como nao preciso de ninguém a lembrar-me que sou burro, a partir de agora qdo vir que se trata de musica, simplesmente nao leio nem deixo comentário.
Assim nao tens de te preocupar mais.

Desculpa por qq coisinha

Graven said...

Jesú, apaga-me a lú!

Tanta agressividade para quẽ, lindo?

1 - Tu és tudo menos estúpido e o intuito do meu comentário não era de todo minimizar-te. Eu reconheço que os grupos musicais são obscuros daí ter sites onde buscar mais informação. O allmusic.com é excelente no quis respeito a géneros musicais, obscuros ou não.

2 - Didn't get that one.

3 - "Gosto disto, oiçam" é um bocado redutor e aqui não há cordeiros, apenas lobos. Repito, é tão simples quanto passar a lengalenga e carregar play, ou não, "você decide".

4 - O blog vai continuar nos mesmo moldes: Não vou explicar ao mais infimo detalhe o que é um determinado estilo musical porque não consigo. Afinal de contas não sou crítico de musica. A meu ver, a melhor política é mesmo dar uma explicação breve e nomear uma banda que melhor se adapte a esse género musical. Se a pessoa depois tem a curiosidade ou vontade de descobrir mais, isso já deixo ao critério de cada um, mas pelo menos carregue no play. Dormi sobre o assunto e não estou minimamente preocupado. Não sei o nome do meio do vocalista dos Sigur Rós, mas sei o primeiro. Chama-se Jonsí, não vê do olho esquerdo e é gay.

P.A. said...

Nao vê do olho esquerdo e é gay? Entao compensa, nao há problema.

E tao inteligente para umas coisas e tao espesso para outras: shoe gazing?! shoe?..... gazing?..... to gaze?!?! ainda nao?!

Graven said...

Cruzes, essa conversa soa a foot fetish. Chega!

RMJ said...

gosto muito deste novo disco. e confirma-se, estás mais virado para estas ambiencias do que a loucura de uns Infadels :)